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Comer de forma saudavel e equilibrada

Comer de forma saudável e equilibrada.

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Algumas adições e subtrações e o resultado será um tipo de alimentação muito mais saudável que lhe dará satisfação e prazer

 Comer bem é sempre uma boa escolha, principalmente durante ou após um cancro da mama. Uma alimentação saudável vai ajudar a reduzir o cansaço e até a perder algum volume que possa ter ganho durante o tratamento. Se adquirir bons hábitos desde já também estará a proteger-se do aparecimento de outras doenças, como a diabetes ou as doenças cardio-vasculares.

Nota importante: nenhum estudo científico feito até hoje, consegue provar que um regime alimentar pode curar ou prevenir o cancro. No entanto, certos alimentos são particularmente recomendados para a saúde e outros devem ser eliminados da sua dieta.

É simples comer de forma saudável: Só precisa de saber quais os alimentos que deve integrar em maior quantidade e os que deve evitar.

Alimentos necessários na sua dieta:

Frutas e legumes

Esta é a mudança mais importante na sua alimentação - comer muito mais frutas e legumes frescos. Recomenda-se pelo menos 5 frutas ou legumes por dia, ou até mais se estiver a fazer tratamento. Porquê?

  • São ricos em vitaminas e minerais e têm poucas gorduras.
  • O corpo absorve em maior quantidade e mais facilmente os nutrientes das frutas e legumes do que os que existem nos suplementos alimentares.
  • Contêm anti-oxidantes, substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de cancro.
  • Podem ser ingeridos durante as refeições principais ou em sumos e batidos para um pequeno lanche. Podem ser congelados frescos sem perda de nutrientes.

Água

Outra maneira excelente de melhorar a sua dieta - beba água! Cerca de 1,5 litro por dia. Porquê?

  • Não deixa engordar
  • Ajuda a prevenir dores de cabeça. Cansaço e náuseas provocadas pela desidratação.
  • Se beber bastante água terá menos vontade de beber refrigerantes que só trazem calorias inúteis.

Alimentos ricos em fibra (grãos integrais, cereais, feijão, frutas e legumes)

Comer mais fibras, facilita a digestão e a absorção dos alimentos, ao mesmo tempo que diminui o risco de doenças cardio-vasculares.

Evitar:

Carne

Nenhum estudo científico conseguiu, até hoje, provar que uma dieta vegetariana ajuda a prevenir o cancro. Por isso, não precisa de suprimir a carne da sua alimentação, mas deve reduzir o seu consumo! A carne é rica em gorduras saturadas que estão na origem da maioria dos acidentes cardíacos. Prefira as carnes brancas e o peixe, em vez de porco e vaca que são muito mais ricas em gorduras.

Gorduras Saturadas (produtos lácteos, óleos e carne)

Comer pouco destes produtos é bom para a sua saúde. No entanto, durante os seus tratamentos do cancro da mama, pode sentir mais desejo de comer produtos lácteos. Se for o caso não os evite durante o tratamento, depois poderá cingir-se a uma dieta pobre em gorduras.

Álcool

O consumo de álcool favorece o aparecimento de certos cancros e de doenças cardio-vasculares. Consuma-o com extrema moderação

Açúcar refinado (branco ou castanho)

O açúcar refinado existe em quase todos os alimentos transformados. Não tem qualquer valor nutricional mas aumenta a sensação de cansaço ao causar oscilações bruscas na taxa de açúcar no sangue. Se consumir muito açúcar, vai diminuir a sensação de fome à hora de comer refeições saudáveis. Por isso, tente reduzi-lo.