Amizades durante o cancro da mama

2020-10-19   Publicado por: Amoena

Elas podem ser uma parte confusa da experiência do cancro da mama



Amizades durante o cancro da mama, unem-se com frequência as grandes amigas: Aquelas que, ao saberem do seu diagnóstico de cancro da mama, imediatamente "dão voltas" e mobilizam um grupo para dividir as tarefas de levá-la às consultas médicas, sentando-se com você nos dias que você ' Você está doente e alimentar a sua família quando você não consegue nem pensar em comida. Essas são as melhores histórias de amizade, aquelas que gostamos de comemorar.


A maioria das mulheres que passam por essa provação, está preparada para perder os cabelos, o almoço, a memória e até os seios. Mas poucas mulheres estão preparadas para a possibilidade de também perderem amigos verdadeiros e previamente testados ao longo do caminho. Felizmente, isso não acontece com todos, já que a maioria dos amigos são constantes, mas se você já o fez, ou agora está em tratamento e percebe que alguém simplesmente não está aparecendo como costumava aparecer, física ou emocionalmente, você não está sozinha.


O que torna uma amiga?


Talvez seja importante determinar exatamente o que significa "amizade". O dicionário define amizade, Como:um apegado ao outro por afeto; aquele que não é hostil; um conhecido ou que seja da mesma nação, partido ou grupo. Você notará que "amigo" não é necessariamente alguém que pode lidar com adversidades pesadas. Embora isso possa ser o que desejamos em amizade, pode não ser o que obtemos. Pode até não ser o que deveríamos esperar.


O cancro é uma parte transformadora da vida de qualquer pessoa. Para o paciente, muitas vezes significa suportar rodada após rodada de quimioterapia e / ou radiação, vasta incerteza quanto ao resultado, e preocupação contínua sobre se os tratamentos estão e continuarão a funcionar. Como resultado, o papel do paciente com os amigos muda drasticamente.


Uma mulher que antes planejava tudo até o último detalhe pode agora não se importar (ou perceber) se as coisas estão sendo feitas corretamente. A "vida da festa" pode ter se tornado temporariamente um estraga-prazeres. E o ex-líder da matilha pode simplesmente querer que outra pessoa abra o caminho. Essa mudança pode ser tão frustrante para o indivíduo em tratamento quanto para as pessoas afetadas por ele. E é extremamente óbvio que esse tipo de mudança pode testar qualquer relacionamento.


Porquês e onde


Os motivos pelos quais alguém desaparece em um momento de necessidade são tão variados quanto os próprios amigos. E embora doa, pode ser útil considerar a personalidade e as circunstâncias do amigo.



Um amigo que é um "consertador" natural

  • Pode se sentir: mal equipado emocionalmente, financeiramente ou fisicamente para fazer a diferença para você
  • ... e portanto: Eles estão paralisados ​​para fazer qualquer coisa


Um amigo que é um "observador" quieto

  • Pode sentir: eles vão dizer a coisa errada
  • ... e portanto: Eles podem não dizer nada


Um amigo que é um genuíno "preocupado"

  • Pode sentir: Com medo da sua doença porque ela também os torna vulneráveis
  • ... e portanto: Eles não querem abordar esses sentimentos (ou você).


Em qualquer um desses casos, o amigo provavelmente também sentirá vergonha de admitir que não tem certeza de como ajudá-lo.


Então, há algo que pode ser feito para reparar amizades que vale a pena manter? Certamente existem maneiras de tentar. Talvez o passo mais importante seja abrir as linhas de comunicação honesta. Alguém precisa iniciar a conversa e, por mais injusto que pareça, esse alguém pode ter de ser a pessoa que está lidando com o cancro da mama.



A avenida da amizade funciona nos dois sentidos



Se você for o paciente (e se sentir à vontade), ligue para ele, envie um e-mail, mensagem de texto ou cartão para seu amigo e simplesmente diga “Estou com saudades!” Isso é tudo que você precisa transmitir. A bola está agora do seu lado. Se eles valorizam a amizade e estão à altura da tarefa, você lhes deu uma vaga. Às vezes, algo tão simples como permitir que muito tempo passe pode criar uma situação embaraçosa. Entrar em contato sem desafiá-los sobre por que eles não estiveram ao seu lado pode permitir que seu amigo tenha a oportunidade de voltar à sua vida sem sentir que tem muito o que explicar.


O inverso é tão verdadeiro. Se você é o amigo, não é tarde para pegar o telefone, mandar um e-mail, mensagem de texto ou um cartão com exatamente o mesmo sentimento. Eu sinto sua falta, diz tudo e vai um longo caminho para deslocação. Um querido amigo sabe que você gostaria de se reconectar. Se o seu amigo ainda está em tratamento, veja se há algo que você pode fazer para tornar a vida um pouco mais fácil para ele. Tem um filme engraçado favorito? Entregue uma cópia. Encontrou uma nova receita de que gostou? Que tal prepará-lo e assumi-lo? Dependendo da condição atual do seu amigo, pode ser tão simples quanto um audio livro, que pode ouvir em vez de ler, uma planta - ou tão elaborado quanto um dia de spa ou uma noitada de mulheres.


Com sorte e tempo, muitos desses problemas se resolvem sozinhos. Infelizmente, quando você está no meio do tratamento, você pode desejar sinceramente que alguém se mostre sábio - e apareça - e eles simplesmente não podem. Embora isso possa ser doloroso, não ajuda você a pensar nisso. Se há uma coisa que você pode aprender com o cancro da mama, é permitir a cada pessoa a graça de ser exatamente quem é aqui e agora - não quem você gostaria que fosse. E lembre-se, enquanto você está concedendo esta cortesia aos outros; certifique-se de se permitir a mesma consideração.


Não se esqueça, embora o cancro da mama possa fazer você se sentir como se tivesse perdido alguns amigos, é provável que você tenha descoberto novos amigos ao longo do caminho. Passar por tratamento, entrar em grupos de apoio, até mesmo sentar em salas de espera, coloca você em contato com outras pessoas que enfrentam experiências semelhantes, que muitas vezes fornecem a semente para uma nova amizade. Felizmente, agora você tem a capacidade (e definitivamente conquistou o direito) de definir exatamente o que significa ser um amigo à medida que avança em sua vida.


Para ter certeza de que você ouvirá sobre nossos novos artigos assim que estiverem disponíveis, inscreva-se na nossa newsletter.

Autor: Amoena

Tags: #amoena #amoenaportugal #beleza #mulher #cancermama #cancer #protesesmamarias #cancrodamama #cancro #amizades

« Voltar